Município do Vale do Taquari teve 80% do território afetado pelas enchentes
A força-tarefa de Jaraguá do Sul, composta por servidores e máquinas da Prefeitura, já está há 20 dias atuando na região de Roca Sales, no Vale do Rio Taquari, auxiliando na reconstrução do município gaúcho afetado pelas enchentes. Roca Sales enfrentou três cheias em oito meses, o que fragilizou ainda mais a população, especialmente na última, onde boa parte do perímetro urbano foi destruída pela força das águas do Rio Taquari. O retorno a Jaraguá do Sul deve acontecer no fim desta semana.
Nesta quarta-feira (5), o servidor da Secretaria de Obras, Jaime Chrast Júnior, contou à nossa reportagem como estão os trabalhos das últimas três semanas, em Roca Sales. “Nesta cidade, trabalhamos diariamente na parte de infraestrutura com os maquinários disponibilizados pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. A maior parte dos serviços inclui a remoção de barreiras e a retirada de lodo de áreas públicas e estradas do interior”, diz ele.
Conforme Chrast Júnior, a equipe auxiliou a companhia de energia do Rio Grande do Sul, a Celesc e grupos de resgate que precisavam de acesso para atender as vítimas. “Removemos mais de 500 cargas de materiais, algumas transportadas e outras apenas movidas para liberar a passagem. Reconstruímos acessos a comunidades e produtores rurais, e fizemos toda a limpeza externa do hospital do município, inclusive o sistema de drenagem e aterro para firmar o solo”, explica.
Um caminhão-pipa fez a limpeza urbana do município de Roca Sales, em várias localidades, casas e o interior do hospital. “Com veículos 4 x 4, percorremos mais de nove mil quilômetros, mapeando localidades e levando mantimentos, médicos, psicólogos, produtos de limpeza e água para as famílias isoladas no interior dos municípios do Vale do Taquari. Abastecemos os abrigos de animais com rações, camas e utensílios para cuidados dos animais”, destaca.
O servidor jaraguaense diz que a equipe que compõe esta força-tarefa ficou abrigada na cidade de Encantado, onde a Prefeitura, por meio do prefeito Alex Bagatini, proporcionou um local de conforto para o descanso. Roca Sales foi uma das cidades mais atingidas pela catástrofe que vive o Rio Grande do Sul. Prefeitura calcula que 80% do município foi atingido pela enchente. Cerca de 5 mil pessoas foram afetadas, de um total de 12 mil habitantes.