Bandidos atuavam em aplicativos de namoro e praticavam extorsão e roubos de veículos
A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou informações sobre uma operação em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que desarticulou um grupo criminoso responsável pelo roubo de veículos e extorsão dos proprietários. A investigação cumpriu dez mandados de prisão e 27 de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Alvorada, Guaíba e Bagé.
Em rede social do Governo do Estado, na noite desta segunda-feira (15), uma postagem chama a atenção pelo título: “Não era amor, era cilada!”. Isso porque, segundo a Polícia Civil, os crimes cometidos por este grupo aconteciam durante um falso encontro, marcado por meio de aplicativos de namoro.
O ‘Golpe do Amor’ funcionava da seguinte forma: Por meio de aplicativo de namoro, uma integrante da quadrilha marcava um encontro amoroso com a vítima. Ao chegar no local, a pessoa era rendida, tinha o carro e pertences roubados, além de ser obrigada a fazer transferências bancárias. Após o crime, a vítima era abandonada em local isolado.
Na mesma publicação, a Polícia explica como evitar cair em golpes deste tipo. A primeira dica é para não compartilhar informações pessoais, evitando falar se mora sozinho, se possui bens e como é a sua rotina. Também é importante checar o perfil da pessoa que está em contato, pois pode ser falso. Pesquisar o nome da pessoa nas redes sociais é outra maneira de tentar descobrir quem está tentando um relacionamento de amizade ou de namoro.
A Polícia Civil também orienta pessoas que tenham caído no golpe a denunciar pelo telefone 181 ou pelo 48-98844-0011.