Por mais de duas semanas a construção da nova estrutura ficou paralisada
As obras da Ponte da Trindade, entre Jaraguá do Sul e Schroeder, foram retomadas nesta terça-feira (28), após cerca de 20 dias de paralisação. A movimentação na obra confirma a expectativa do prefeito de Schroeder, Lauro Tomczak, que informou na semana passada a possibilidade de retorno aos trabalhos da equipe, a partir desta semana. Em entrevista recente, Tomczak justificou que o motivo da paralisação foi a prestação de contas do andamento da obra, enviada ao Governo Federal. Também, que havia um ajuste a ser feito no projeto elétrico da iluminação da nova ponte. Com tudo resolvido, foi possível reiniciar a construção.
A ponte da Trindade, sobre o Rio Itapocuzinho, foi danificada por uma enxurrada em novembro de 2022. Laudos técnicos apontaram a necessidade da construção de uma nova estrutura. A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 milhões e a previsão é de conclusão em julho deste ano. Os recursos são Secretaria Nacional de Defesa Civil e Proteção Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, e a execução acontece sob a supervisão da Prefeitura de Schroeder.
Enquanto isso, a ligação entre os bairros Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, e Bracinho, em Schroeder, é feita por uma ponte provisória, liberada no fim de março de 2023, para o tráfego de veículos leves, como automóveis e motos. A obra foi feita pelas prefeituras de Schroeder e de Jaraguá do Sul, que construíram também os acessos. O peso máximo permitido é de quatro toneladas. A passagem provisória tem aproximadamente 40 metros de comprimento.