A Polícia Militar Ambiental e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagraram na manhã desta quarta-feira (28), a maior operação contra comércio ilegal de animais da história em Santa Catarina, chamada de Axolote.
Estão sendo cumpridos mandados em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os crimes investigados incluem organização criminosa, maus-tratos, comércio ilegal e receptação, além de diversas infrações ambientais.
São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em 16 cidades. As cidades alvo da operação são: Araranguá; Balneário Camboriú; Barra Velha; Blumenau; Itajaí; Joinville; Navegantes; Palhoça; Penha; Santo Amaro da Imperatriz; Timbó; Curitiba; Artur Nogueira; Diadema; São Paulo; e Sorocaba.
A operação leva o nome em referência ao “axolote”, um anfíbio endêmico dos lagos do México, que foi avistado durante as investigações. Este animal, conhecido por sua capacidade única de regenerar membros e até partes do cérebro, simboliza a resiliência e a renovação, características que se alinham aos objetivos da operação. Atualmente, está criticamente ameaçado de extinção devido à poluição, perda de habitat e introdução de espécies invasoras em seu ambiente natural.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta, Face e Site.