Professores e técnicos da rede federal de ensino básico e técnico decidiram suspender a greve nacional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), após aceitarem uma proposta de reajuste do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A paralisação, que iniciou em abril, foi encerrada durante plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), com ampla maioria a favor do acordo.
Os técnicos-administrativos também aprovaram o fim da greve, mediante um acordo que inclui reajustes salariais de 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril de 2026, além de melhorias na remuneração por progressão de carreira.
Além dos IFs, as universidades federais também enfrentam greves de professores e técnicos-administrativos. O governo federal já apresentou propostas às categorias, mas ainda está em análise e negociação.
A assinatura dos acordos com o Ministério da Gestão e Inovação está prevista até quarta-feira (26), enquanto greves semelhantes em universidades federais continuam em fase de negociação com o governo.