Em Jaraguá do Sul, somente nos primeiros quatro meses do ano, foram emplacados mais de seis mil veículos
Levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina aponta que mais de 102 mil veículos zero quilômetro foram emplacados no primeiro semestre deste ano no Estado. A média é de quase 17 mil novas unidades por mês. Conforme a entidade, o volume representa um crescimento de 18,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, e houve aumento nas vendas em todos os segmentos veiculares no Estado.
Para o diretor executivo da Fenabrave, Peter Santana, a queda dos juros é um dos principais fatores que vem contribuindo para este resultado. “Os juros mais baixos vem injetando oportunidades de compras e trocas de veículos, tanto de pessoa física, trocando o seu veículo do dia a dia, quanto das empresas, que vem investindo de maneira massiva, trocando as suas frotas, principalmente nos temas de comercial leve, que subiram 21% nessa questão desse semestre”, destaca ele. Aproximadamente 30% das vendas de novos este ano foram de motocicletas, segundo a Federação.
Entre as regiões catarinenses, o Vale do Itajaí registrou o crescimento de 22% na venda de veículos zero quilômetro no primeiro semestre. Na sequência da lista, aparecem Oeste e Grande Florianópolis, com elevações de 20%, Sul com 15%, Norte, 13% e Planalto Serrano, com 10% a mais de unidades vendidas neste ano.
O diretor executivo da Fenabrave acredita que a tendência positiva deve se manter no segundo semestre. “Santa Catarina, por ter uma economia ainda mais aquecida, vem mostrando um resultado superior à média nacional”, acrescentou Santana. O Estado tem seis milhões de veículos em circulação.
Jaraguá do Sul chega a 140 mil emplacamentos
Este incremento nas vendas também pode ser observado aqui em Jaraguá do Sul. O levantamento do Detran mostra que a frota de veículos emplacados em Jaraguá do Sul até o fim do mês de maio deste ano era de 140.874 unidades. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram emplacados 6.684 veículos, novos ou transferidos de outros municípios. Em 2023, a frota fechou em 134.190 unidades.
Colaboração: Kadu Reis/RNA